Realizado no último dia 25 de setembro na sede da CAPES em Brasília, o evento foi promovido em parceria com a Embaixada da Austrália. O encontro reuniu acadêmicos, cientistas e técnicos dos Governos dos dois países, que conheceram a experiência australiana e discutiram as necessidades de o Brasil começar a se voltar para a realidade climática e para as consequências econômicas e sociais que nos acometerão em algumas décadas, demandando que a infraestrutura projetada hoje já antecipe as condições em que tais bens públicos estarão sujeitos em um futuro não tão distante.
Cientistas australianos demonstraram que a antecipação das condições ambientais a que cada elemento de infraestrutura estará sujeito futuramente deve aumentar o custo de construção, mas incremento este muito inferior do que os prejuízos previsíveis com a interrupção do funcionamento em determinados eventos climáticos e com a mitigação de tais efeitos no futuro.
O Ministério do Meio Ambiente divulgou no evento que a minuta do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas deverá ser tornada pública em outubro. A ANEInfra pretende promover o debate sobre o referido Plano.