ANEInfra participa de Workshop sobre Adaptação de Infraestrutura às Mudanças Climáticas

ANEInfra participa de Workshop sobre Adaptação de INFRAESTRUTURA às Mudanças Climáticas
Realizado no último dia 25 de setembro na sede da CAPES em Brasília, o evento foi promovido em parceria com a Embaixada da Austrália. O encontro reuniu acadêmicos, cientistas e técnicos dos Governos dos dois países, que conheceram a experiência australiana e discutiram as necessidades de o Brasil começar a se voltar para a realidade climática e para as consequências econômicas e sociais que nos acometerão em algumas décadas, demandando que a infraestrutura projetada hoje já antecipe as condições em que tais bens públicos estarão sujeitos em um futuro não tão distante.
Cientistas australianos demonstraram que a antecipação das condições ambientais a que cada elemento de infraestrutura estará sujeito futuramente deve aumentar o custo de construção, mas incremento este muito inferior do que os prejuízos previsíveis com a interrupção do funcionamento em determinados eventos climáticos e com a mitigação de tais efeitos no futuro.
O Ministério do Meio Ambiente divulgou no evento que a minuta do Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas deverá ser tornada pública em outubro. A ANEInfra pretende promover o debate sobre o referido Plano.