Aniversário da ANEInfra

            Nesse seis de novembro completamos seis anos de fundação. Parece pouco, mas a trajetória de nossa associação coleciona várias conquistas para a sociedade brasileira. Criados com muitas imperfeições, a carreira de Analista de Infraestrutura e o Cargo Isolado de Especialista em Infraestrutura, nasceu com o desafio de trabalhar para que esta categoria conseguisse entregar o melhor resultado possível para o patrão, ou seja, o povo brasileiro.

            As várias imperfeições de origem na Lei 11.539/2007 inspiraram a fundação da entidade representativa da categoria de infraestrutura. Os desafios ofereceram à ANEInfra a conquista de marcas nunca antes alcançadas por outras categorias, tais como o período exíguo entre a primeira nomeação e a fundação de sua representação formal, o pioneirismo na regulamentação da respectiva Gratificação de Desempenho, o assento em mesa de negociação apenas alguns meses depois da criação da entidade, que se constituíram apenas nas primeiras conquistas da categoria.

Entretanto, tão longo é o rol das imperfeições de origem legal da carreira, que a ANEInfra se mantém ativa e atuante, lutando por uma gestão eficiente, no interesse do Estado, por locações adequadas, avaliação da utilização dos quadros técnicos pelos órgãos de exercício, aprimoramento técnico-profissional permanente, e por uma estruturação de carreira que se consista em fator de motivação e empenho crescente de Analistas e Especialistas em Infraestrutura.

Uma entidade que não busca valorização pura e simples de sua categoria, nem reconhecimento pelo reconhecimento, mas que atua com o espírito de parceria com a gestão do Estado, apenas pelas condições essenciais de trabalho que, com certeza, se constitui no meio suficiente para o merecimento do reconhecimento da atuação em prol da sociedade e consequente valorização. Em apenas um exemplo se extrai a ilustração do potencial da categoria, no soerguimento do empreendimento de manejo hídrico da bacia do rio São Francisco, que parecia fadado ao fracasso e ao ingresso na lista dos empreendimentos que ficam pelo caminho. Retomado essencialmente por equipes formadas pela nossa categoria, canteiros abandonados e obras apenas parcialmente executadas hoje dão lugar a canais conduzindo água, a estações de bombeamento trabalhando e movimentações intensas em canteiros de obras. E o orgulho em saber que nosso trabalho já terá mitigado as agruras de parcela de nossa população que no próximo período de seca, já não sofrerá as consequências seculares da falta de água sazonal nessa região.

A ANEInfra alimenta-se das conquistas já colecionadas para acumular energia de continuar em frente pois, se muito parece feito, muito mais se há que avançar na busca da excelência em devolver ao cidadão brasileiro o melhor produto, adquirido por seus impostos.