Desafios da Infraestrutura Nacional

A carreira de Analista de Infraestrutura e o cargo isolado de Especialista em Infraestrutura Sênior, ambos do Ministério de Planejamento Desenvolvimento e Gestão, tem por objetivo atrair profissionais qualificados para o desenvolvimento de atividades de formulação e gerenciamento de políticas públicas na área de infraestrutura, prioritária para o desenvolvimento do país.

A lei nº 11.539, de 08 de novembro 2007, tornou claro o objetivo de compor um grupo qualificado, com conhecimentos em nível de pós-graduação na referida área. A nomeação de servidores em maio de 2008 para atuar em Ministérios com ações voltados para a infraestrutura corroboraram o objetivo.

As políticas de infraestrutura devem caminhar na frente da demanda, de forma a não se tornar um fator de interrupção de um novo ciclo de planejamento. E isso só é possível quando se traçam metas plausíveis e se realizam planejamentos eficazes e eficientes. O planejamento da expansão da infraestrutura nacional é o lastro que sustenta o crescimento econômico e, portanto, uma atividade estratégica, digna de atenção especial e é atividade inerente da Categoria.

Para tanto, em dezembro de 2016, a carreira de Analista de Infraestrutura foi reconhecida como carreira de gestão governamental.

E para comemorar os 10 anos de atuação na Administração Publica apresentamos à sociedade brasileira informações executivas que permitam esclarecer as principais características de 4 quatro setores estratégicos da infraestrutura nacional, além das perspectivas desses setores para os próximos 8 anos e propostas para políticas que fortaleçam a integração entre os setores.

Revista Desafios da Infraestrutura Nacional

Pular para a barra de ferramentas