ANEINFRA apoia a Semana da Mobilidade

Alunos da rede pública do DF participando da Semana da Mobilidade 2018

Créditos: Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades

No dia 17/09/2018, o vice-presidente da ANEINFRA, Higor de Oliveira Guerra, participou da abertura da Semana da Mobilidade 2018, em Brasília/DF. O evento contou com a participação do Exmo. Ministro das Cidades, Alexandre Baldy, e das seguintes autoridades da pasta: Secretário-Executivo, Silvani Alves Pereira; Secretário Nacional de Mobilidade Urbana, Inácio Bento de Morais Júnior; e Diretor do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), Maurício José Alves Pereira.

Gláucia Maia, Analista de Infraestrutura e uma das coordenadoras da Semana da Mobilidade; Higor Guerra, Vice-presidente da ANEINFRA; Alexandre Baldy, Ministro de Estado das Cidades.

Créditos: Assessoria de Comunicação Social do Ministério das Cidades

A Semana da Mobilidade 2018 faz parte do Projeto Mobilidade ao Redor, idealizado por servidores técnicos da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB), que busca melhorar as condições de mobilidade nas proximidades do Ministério das Cidades, aplicando os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Mobilidade Urbana, resgatando, assim, o espaço público urbano à sociedade.

No caso do evento, as adjacências da sede do Ministério das Cidades se tornaram em espaço de convivência com diversos ambientes: praça de alimentação, exposições sobre trânsito e mobilidade urbana, integração social, atividades físicas, recreação infantil entre outros. A intervenção urbana é realizada com “urbanismo tático”, uma forma de modificar o espaço urbano de maneira temporária, com pintura, mobiliário e sombreamento, para testar suas novas funcionalidades e embasar uma melhoria definitiva. Assim, as vias tiveram suas sinalizações horizontais redesenhadas com implantação de medidas de moderação de tráfego. Além da intervenção urbana, o projeto mobilidade ao redor conta com ações de mobilidade corporativa, como informações nos abrigos de ônibus em parceria com o DFTRANS (Transporte Urbano do Distrito Federal), incentivos para o uso de bicicletas e o programa vou de carona, em parceria com a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A.

“A ANEINFRA não possui apenas o caráter sindicalista, mas atua também em questões culturais e sociais. O apoio da Associação à Semana da Mobilidade 2018 tem por objetivo de reconhecer e valorizar os trabalhos empregados por Analistas e Especialistas em Infraestrutura no evento e na dedicação à implantação da Política Nacional de Mobilidade Urbana e à Politica de Trânsito, além de colaborar na conscientização de um desenvolvimento urbano focado no ser humano”, declarou o vice-presidente da ANEINFRA. Para Higor de Oliveira Guerra o destaque da abertura da Semana da Mobilidade foi a participação de alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal em atividades educativas sobre a segurança no trânsito.

Créditos: ANEINFRA

A ANEINFRA apoia o evento que conta com a coordenação e a participação de Analistas e Especialistas em Infraestrutura da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana (SEMOB) e do DENATRAN, além de servidores de outras carreiras. A Associação convida os associados a prestigiarem o evento que acontece na Quadra 1 do Setor de Autarquias Sul até o dia 22 de setembro.

No dia 21 de setembro, às 17h, no âmbito das programações da Semana da Mobilidade, a ANEINFRA promoverá uma ação voltada à aplicação de Técnicas de Redução do Estresse, que busca um momento de relaxamento após uma semana dedicada aos trabalhos.

Pular para a barra de ferramentas