Nota Pública – Desabamento de parte do viaduto na Galeria dos Estados

A ANEInfra, na qualidade de representante sindical dos profissionais que hoje atuam com políticas públicas de infraestrutura no Poder Executivo Federal, manifesta sua indignação pelo desabamento de parte do viaduto do Eixão Sul, na altura da Galeria dos Estados, ocorrido na manhã do dia 06/02/2018, mesmo que essa via seja de responsabilidade do Distrito Federal, não tendo o envolvimento de Analistas e Especialistas em Infraestrutura em sua construção e gestão.

Dificilmente, acidentes desse tipo ocorrem sem aviso prévio. Todo profissional que trabalha com infraestrutura pública, assunto típico de Estado, sabe que toda estrutura construída tem prazo de validade e que, por isso, se faz necessário vistoria e manutenção constantes.

Com vistas a mitigar tais ocorrências, a ANEInfra defende a importância de políticas públicas e gestão governamental voltadas para a infraestrutura nacional que contemplem o planejamento não apenas da implantação dessa infraestrutura, mas também para a sua constante manutenção.

Hoje em dia, com as atuais tecnologias existentes para a manutenção e conservação de viadutos e pontes, não há justificativa para que acidentes deste gênero aconteçam com obras sob a responsabilidade do Setor Público.

Dessa forma, deixamos aqui os nossos votos de conscientização para a importância da manutenção das obras implementadas e à melhor gestão dos ativos de infraestrutura pública, seja no âmbito federal, onde atuamos, ou em qualquer outro ente da federação.

Pular para a barra de ferramentas