Warning: mysqli_set_charset(): Error executing query in /var/www/html/aneinfra.com.br/web/site/wp-includes/wp-db.php on line 792

Águas da Transposição passam pelo túnel Engenheiro Giancarlo e chegam à Paraíba e Pernambuco

Um projeto que tem a participação crucial dos Analistas e Especialistas em Infraestrutura, está virando realidade.  As águas do Rio São Francisco já estão escorrendo pelo solo paraibano. Elas chegaram, através do início da operação do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco às cidades de Monteiro (PB) e Sertânia (PE).

As águas já passaram pelo Túnel Engenheiro Giancarlo, na estação do sítio Engenho Velho, analista de infraestrutura que faleceu durante seu trabalho na obra e do qual a ANEInfra vem prestando assistência a sua família.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, o Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) é a maior obra de infraestrutura hídrica do País, dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos. Com 477 quilômetros de extensão em dois eixos (Leste e Norte), o empreendimento vai garantir a segurança hídrica de 12 milhões de pessoas em 390 municípios nos estados de Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, onde a estiagem é frequente.

O empreendimento engloba a construção de 13 aquedutos, nove estações de bombeamento, 27 reservatórios, nove subestações de 230 quilowats, 270 quilômetros de linhas de transmissão em alta tensão e quatro túneis. Com 15 quilômetros de extensão, o túnel Cuncas I é o maior da América Latina para transporte de água.

As obras do PISF passam pelos seguintes municípios no Eixo Norte: Cabrobó, Salgueiro, Terranova e Verdejante (PE); Penaforte, Jati, Brejo Santo, Mauriti e Barro (CE); em São José de Piranhas, Monte Horebe e Cajazeiras (PB). Já no Eixo Leste, o empreendimento atravessa os municípios pernambucanos de Floresta, Custódia, Betânia e Sertânia; e em Monteiro, na Paraíba.

A obra vai beneficiar 12 milhões de nordestinos nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Fonte: Projeto de Integração do Rio São Francisco

Deixe um comentário